
Quem somos e o que propomos
Os nossos candidatos
Assembleia da Faculdade
Efetivos
1 Helena Maria Mamede Albuquerque
2 José Simão Antunes do Carmo
3 Susana Luísa Mexia Lobo
4 Rui Carlos Cardoso Martins
5 Filipa Isabel Gouveia M Belo Soares
6 Alberto Jorge Lebre Cardoso
7 Rosa Maria Moreira Alves dos Santos
8 Vítor Manuel Mendes Silva
9 Maria Isabel Morais Torres
10 Éric Claude Font
11 Maria Augusta Neto
Suplentes
1 Maria da Graça Bontempo Vaz Rasteiro
2 Luís Manuel Oliveira Martinho do Rosário
3 Paula Alexandre Gomes da Silva
4 Fernando Manuel dos Santos Perdigão
5 Lúcia Maria dos Reis Albuquerque Martins
6 Fernando Pedro S S Dias Simão
7 Pedro Manuel Gens A Matos Faia
Conselho Científico — Docentes & Investigadores
Efetivos
1 António Dourado Pereira Correia
2 Ana Paula Bettencourt Martins Amaro
3 Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
4 Joana Cardoso da Costa
5 Marco Alexandre Cravo Gomes
6 Adelino Manuel dos Santos Gonçalves
7 Carla Maria Araújo da Costa Ferreira
8 Rui Girão Ribeiro
9 Mário Quinta Ferreira
10 Carlota Isabel Leitão Pires Simões
11 Nuno Vasco Munhoz Peixinho
Suplentes
1 Adérito Luís Martins Araújo
2 Maria Helena Vieira Alberto
3 Fernando Pedro Martins Bernardo
4 Julieta Maria Pires António
5 Teresa Martinez dos Santos Gomes
Conselho Científico — Centros de Investigação
Efetivos
1 José Augusto Ferreira
2 Maria Teresa de Abrunhosa Barata
3 Urbano José Carreira Nunes
4 Ana Cristina Faria Ribeiro
5 João Manuel de Sá Campos Gil
Suplentes
1 Maria do Carmo Raposo de Medeiros
2 Vítor Dias da Silva
3 Luís Miguel Dias Pinto
Matemática
Engenharia Civil
Arquitetura
Engenharia Química
Física
Engenharia Informática
Ciências da Vida
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Engenharia Civil
Ciências da Terra
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Ciências da Vida
Engenharia Informática
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Engenharia Civil
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Engenharia Informática
Engenharia Mecânica
Química
Investigadora Centro de Ecologia Funcional (Ciências da Vida)
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Arquitetura
Engenharia Civil
Ciências da Vida
Ciências da Terra
Matemática
Investigador Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (Física)
Matemática
Física
Engenharia Química
Engenharia Civil
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Centro de Matemática da UC
Investigadora Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço
Instituto de Sistemas e Robótica da UC
Investigadora Centro de Química de Coimbra
Centro de Física da UC
Instituto de Telecomunicações
INESC Coimbra
Centro de Matemática da UC
Declaração de Princípios
Governo da Faculdade
-
Desenvolver uma cultura de gestão democrática, dialogante e facilitadora, percorrendo todas as unidades funcionais da Faculdade, a começar pela Direção.
-
Promover a afirmação da Faculdade no quadro da Universidade com intervenção na definição e concretização da estratégia da Universidade.
-
Promover e afirmar áreas de saber convergentes, explorando a multidisciplinaridade, no contexto da desejada unidade e coesão da Faculdade, intensificando a colaboração entre os Departamentos.
-
Apoiar a criação da Faculdade de Arquitetura no seio da Universidade, reconhecendo a sua especificidade como área de saber autónoma.
-
Assumindo as Engenharias uma importância estratégica fundamental, propor para debate a designação de Faculdade de Ciências e Engenharia, que reflete melhor a sua composição, as suas áreas de formação e intensifica o sentimento de pertença de todos.
-
Criar instâncias de coordenação dos cursos de Ciências e de Engenharia (e.g., Escola de Ciências, Escola de Engenharia) que aumentem a visibilidade e atratividade, e potenciem a colaboração interdepartamental mais efetiva, nomeadamente na criação de novos cursos interdisciplinares, na promoção externa dos cursos existentes, no serviço docente e de I&D, e no uso das instalações.
-
Fomentar a visibilidade nacional e internacional da oferta formativa e unidades de I&D da Faculdade, criando as marcas Science@UC e Engineering@UC e reforçando a estrutura profissional permanente de comunicação e marketing.
-
Reforçar o rejuvenescimento e valorização do corpo docente através de uma cuidadosa e estratégica política de concursos de acesso à carreira, combatendo a precariedade atual de uma parte significativa do corpo docente.
-
Estimular a abertura de concursos internos de promoção tendo em conta não só o previsto no ECDU, mas também o equilíbrio entre associados e catedráticos.
-
Valorizar a carreira de docentes e investigadores, transformando a avaliação de desempenho em ferramenta de auxílio à melhoria pessoal.
-
Defender a dignidade e estabilidade dos investigadores, que são hoje, e cada vez mais, um pilar fundamental e estratégico na Faculdade e na Universidade, nomeadamente pela abertura de concursos para a carreira de investigação, no cumprimento da lei, e pela exigência de reforço financeiro para a sua contratação, combatendo a precariedade do emprego científico.
-
Combater a burocratização dos processos administrativos, incluindo os relacionados com a investigação e contratação de recursos humanos.
-
Promover o recrutamento de pessoal técnico e administrativo suficiente para uma boa gestão e segurança dos laboratórios e apoio a docentes e investigadores.
-
Promover o arranjo paisagístico e dos espaços exteriores dos Polo I e Polo II numa perspetiva de sustentabilidade ambiental e de valorização estética
Ensino
-
Estimular a atratividade e competitividade da Faculdade, aprofundando estratégias de captação dos melhores alunos para os vários ciclos de ensino, apoiando graus duplos, promovendo parcerias internacionais, angariando bolsas de mérito para alunos, disponibilizando salas de estudo com horário alargado, melhorando as condições e equipamentos de salas de aula e laboratórios.
-
Aprofundar a interface dinâmica com o Ensino Secundário, Institutos Politécnicos, outras Faculdades, Associações Profissionais, o mercado de trabalho, e os Antigos Alunos.
-
Intensificar, promover e valorizar as relações interdisciplinares e interdepartamentais dentro e fora da Faculdade.
-
Criar novas ofertas formativas e de cursos “on-line”, quer para formação inicial quer para formação ao longo da vida (procurando parcerias com o tecido empresarial e a sociedade), visando nomeadamente a captação de estudantes estrangeiros.
-
Intensificar a interação entre diferentes saberes, seja ao nível formativo (cursos, independentemente do tipo), seja ao nível de I&D; divulgar de forma concertada estas interações, internamente e para o exterior.
-
Desenvolver uma cultura de maior autonomia, empreendedorismo, inovação e autoemprego entre os alunos.
-
Estabelecer protocolos no sentido de garantir aos alunos estágios em ambiente empresarial, assim como estágios de verão e outras formas de contacto com empresas.
Investigação e Desenvolvimento
-
Ter voz ativa na definição de políticas de investigação da UC e nos organismos nacionais e regionais de financiamento, através de propostas e opções a analisar e a aprovar em Conselho Científico, envolvendo o Conselho Consultivo das Unidades de I&D.
-
Identificar e valorizar novos eixos de formação/investigação/inovação, com especial interesse para os que cruzam diferentes saberes.
-
Fomentar projetos de I&D e a colaboração com empresas, nomeadamente nos quadros 2030, com especial atenção nos projetos de grande impacto inovador no desenvolvimento regional e nacional.
-
Uniformizar e aperfeiçoar a política de overheads e as relações com Instituições Particulares Sem Fins Lucrativos de investigação, tomando em conta os custos e os benefícios das atividades desenvolvidas.
-
Apoiar iniciativas de prestação de serviços e transferência de saberes, implementando uma política de propriedade intelectual e industrial eficaz e geradora de receitas para a Faculdade.
-
Incentivar a presença ativa de docentes e investigadores em comissões, organismos e órgãos de decisão regionais, nacionais e internacionais.
UMA FACULDADE DINÂMICA E PLURAL
Promover, com a ativa participação de todos, as mudanças na Faculdade necessárias para enfrentar os desafios de afirmação nacional e internacional que temos pela frente.

